sexta-feira, 2 de novembro de 2012

IOGURTE É FONTE DE NUTRIENTES E ITEM VERSÁTIL


Ele é companheiro fundamental das dietas saudáveis e nutricionalmente equilibradas

De consistência pastosa, cor branca e gosto levemente ácido, o iogurte é um alimento que pode ser companheiro fundamental das dietas saudáveis e nutricionalmente equilibradas. 

Cálcio e proteínas são duas das substâncias
encontradas no alimento de consistência cremosa
A bebida láctea tem origem na península balcânica, região sudeste da Europa, há milhares de anos, mas só foi propagada mundo afora após alguns estudos evidenciarem que seu consumo trazia benefícios à saúde, mais precisamente quando o biólogo russo Llia Metchnikoff estudou as tribos das montanhas da Bulgária, que apresentavam longa vida por consumirem o mesmo com frequência.

Segundo a nutricionista Fabiana Pedrosa, o consumo do iogurte é importante, pois ele é fonte, principalmente de cálcio, mineral que todos nós precisamos ingerir diariamente para manter a saúde dos ossos, e proteína, importante para a formação de tecido no organismo, item de primeira necessidade para quem quer adquirir massa magra, portanto. 

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de três porções diárias de laticínios. Então, o iogurte pode entrar nas refeições ou lanches diários substituindo o leite, por exemplo”, orienta a especialista.

E se entre tantas opções nas prateleiras refrigeradas dos mercados, você não souber escolher qual a melhor, Fabiana alerta para a importância de um ato simples: ler os rótulos. “Todo consumidor deve criar o hábito de ver as propriedades nutricionais dos alimentos e identificar os que têm menos conservantes, corantes e estabilizantes, além de uma melhor fonte de cálcio e proteína. 

O mais importante não é ficar atento às calorias, mas ao valor nutricional que ele proporciona. Devemos comer de forma saudável e manter o equilíbrio entre o que consumimos e o que gastamos”, pontua. O bom mesmo é versatilidade dessa bebida cremosa. 

O iogurte pode ser combinado livremente com tantos outros ingredientes. Vai bem numa salada de frutas ou mesmo como molho de um mix de hortaliças, no lanche, com cereal, granola, frutas, ou para preparar molho para temperar alguma carne. 

Quanto ao teor de gordura, a opção desnatada tem a substância retirada parcialmente ou totalmente da composição, e na integral é preservada. Ambas, porém, equivalem-se na quantidade e qualidade de nutrientes. 

Na hora das compras, a dica é deixar a parte dos refrigerados para o final e, assim que chegar em casa, pôr na geladeira. De preferência, na parte de cima e não na porta, pois é o lugar onde a bebida perde a temperatura com facilidade, podendo estragar facilmente.

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