sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Barragem da Nação está secando



Vila do Pará está sendo abastecida por carro-pipa e animais podem morrer de sede com o esgotamento total da barragem



Na segunda série de reportagens sobre a Seca que Castiga o Agreste de Pernambuco, o Blog do Ney Lima visitou a Vila do Pará, distrito localizado há 26 km de Santa Cruz do Capibaribe.

Nos arredores, percebe-se que muitos animais buscam se alimentar nos últimos pastos existentes na área.

A situação é crítica para o abastecimento de água dos moradores. A Barragem da Nação, que abastecia o lugar, está com menos de 5% da sua capacidade e deve secar totalmente nas próximas semanas.

Situação na Barragem da Nação que deverá secar totalmente nas próximas semanas

A medida alternativa para o abastecimento de água de centenas de residências da Vila é a Operação Pipa e uma por uma cisterna que recebe água de um dessanilizador.

Já as criações de bovinos e caprinos podem ficar totalmente sem água.

A água que resta da Barragem da Nação está sendo destinada unicamente para os animais, já que os demais açudes e poços estão todos secos. Com o esgotamento total da barragem, não haverá alternativa sustentável para muitos agricultores prosseguirem com a criação dos rebanhos.

Apenas os criadores que possuem poços artesianos poderão garantir o sustento dos animais.

IPA está omisso para Santa Cruz do Capibaribe


Luiz Carlos (Condema) fala sobre omissão do IPA para Santa Cruz do Capibaribe
Mesmo com a situação emergencial na Vila do Pará, o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco, ligado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado) tem se mostrado omisso ao problema.

Municípios como Jataúba e Brejo da Madre de Deus já estão sendo atendidos por carros-pipa pagos pelo órgão, porém nenhum distrito de Santa Cruz do Capibaribe recebe o auxílio. A denúncia foi feita pelo presidente do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), em Santa Cruz do Capibaribe, Luiz Carlos.

Luiz Carlos acrescentou que vários relatos já foram enviados ao IPA relatando o problema, mas nenhuma providência foi tomada.

Clique aqui e ouça a entrevista completa: condema

Na terceira reportagem desta série vamos mostrar a desertificação de algumas áreas da zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, onde algumas casas são sendo abandonadas e a situação crítica de outras barragens. 

Fotos: Ney Lima, Thonny Hill e Pablo Ricardo. Colaboração: Luiz Carlos (Condema)

Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário