sábado, 1 de agosto de 2015

EM ZABELÊ: Número de eleitores supera o de habitantes; Justiça investigará caso

                 Cavalgada da União acontece neste domingo entre cidades de Prata e Amparo
É no mínimo estranho o que acontece em alguns municípios da Paraíba em ano de eleições. Os números de eleitores cresce de forma assustadora e muitas vezes chega a ultrapassar o número de habitantes da cidade.
Como por exemplo ocorre no município de Zabelê, no Cariri paraibano. Segundo dados do último censo, realizado pelo IBGE em 2010, no município que tem pouco mais de 2.075 habitantes, contudo, já há mais de 2.141 eleitores aptos a votar nas eleições que ocorrerão em outubro do próximo ano.
O diretório municipal do PSD (Partido Social Democrático) solicitou a revisão eleitoral do município baseado na resolução 20.472/99 do Tribunal Superior Eleitoral. Em anexo ao pedido de revisão o presidente do PSD enviou uma lista com 182 eleitores que segundo o partido não tem nenhum vínculo com o município. Já que os eleitores não possuem registro no cadastro único de saúde, e não são escritos nos programas sociais do governo Federal, não são matriculados em escolas estaduais ou municipal de ensino, nem tampouco seus filhos, enfim, só aparecem no município em época de eleições.
Os eleitores não tem qualquer interesse para com os problemas do município já que habitam em outras cidades e não é justo decidir os mandatários, se não existe “legitimidade nem interesse” disse o presidente do (PSD).
Segundo o presidente do (PSD), Pedro Evangelista da Silva, tudo isso só pode ser atribuído ao fato de alguns políticos locais quererem tirar proveito de eleitores de outras localidades para “engorda” as urnas numa clara demonstração de fraude eleitoral.

Segundo o TRE, serão realizadas diligências para averiguar os vínculos dos eleitores com o município e número de eleitores do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário