sábado, 22 de agosto de 2015

Garrafinhas plásticas escondem contaminação, alerta microbiologista


Quem nunca teve uma garrafinha plástica com água no escritório, academia ou escola que atire a primeira pedra.

O hábito cada vez mais frequente de reutilizar esses recipientes para manter o corpo sempre hidratado esconde o risco da contaminação.
Segundo artigo publicado no periódico Practical Gastroenterology, os próprios produtores de água comercialmente engarrafada não recomendam a reutilização das garrafas. 

Ainda de acordo com o texto, "o desgaste cotidiano provocado pela reutilização e as lavagens repetidas podem levar à deterioração física do plástico, com o surgimento de rachaduras. Bactérias podem alojar-se nesses espaços, gerando riscos à saúde".

Para Cassiana da Costa Ferreira Leite, mestre em Microbiologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), as garrafinhas plásticas devem ser descartadas após o primeiro consumo:

As garrafinhas plásticas de água mineral podem ser reutilizadas?

Mesmo sendo um hábito correto do ponto de vista da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, as garrafas plásticas descartáveis não foram feitas para serem usadas mais de uma vez, podendo trazer danos à sua saúde. Um dos principais problemas da reutilização destas garrafas é a contaminação bacteriana pela deterioração do plástico, surgimento de rachaduras e fendas que podem abrigar microrganismos tais como bactérias e fungos.


A exposição da garrafa ao sol ou calor (guardada dentro de carros, por exemplo) pode causar contaminação?

Sim, há crescimento e proliferação de microrganismos em garrafas que permanecem tanto em temperatura ambiente por muito tempo quanto no calor do interior dos automóveis. Bactérias crescem na presença de umidade e temperaturas adequadas - condições presentes nas garrafas não lavadas e reaproveitadas.


Se consumirmos uma bebida guardada em uma garrafa contaminada, qual tipo de sintomas podem surgir?

Podem surgir sintomas de intoxicação alimentar tais como náuseas, vômitos e diarréias. Nestes casos é indicado consultar o seu médico.


Qual recipiente seria o ideal para ser reutilizado para tomarmos água ou qualquer outra bebida?


Os recipientes mais indicados são as garrafas de vidro ou de aço inoxidável. Também podem ser utilizadas garrafas plásticas de polipropileno - material branco e sólido. Mesmo nestes casos, as garrafas devem ser constantemente lavadas com água e sabão e deixadas secar antes do uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário